Blog da Formação UCA Tocantins

Blog da Formação UCA Tocantins - Espaço de relato e troca de experiencias dos professores participantes da formação - segundo semestre de 2012.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Encontro Presencial dia 14/09/2012


PAUTA DO ENCONTRO PRESENCIAL

Mensagem de boas vindas – o que desejo pra você hoje 
Retrospectiva da formação uca 2012 – 1º semestre - 
Socializar o relatório do 1º semestre de 2012 - Etapa I - 
Socializar gráfico do uso do laptop no primeiro semestre de 2012. Apresentação da proposta de oficinas e datas dos proximos encontros Inicio da oficina de elaboração de projetos - 
Acesso ao blog da turma – ucaluziatavares.blogspot.com - 
Slide (objetivos e roteiro da oficina)
 leitura do texto: Pedagogia de Projeto: fundamentos e implicações - 
Socialização da leitura e discussão no grupo - 
Apresentação das ações do ppp da escola – 
Encerramento e encaminhamento de atividades à distancia.

 Prezado Professor, após o encontro deixe aqui seu comentário a respeito do momento presencial que você acabou de participar, quais as suas expectativas para esta nova etapa da formação.

14 comentários:

  1. Caros cursistas, escrevam um comentário sobre o Encontro de formação que você acabou de participar. Fale um pouco de sua compreensão sobre projeto.

    ResponderExcluir
  2. ELABORAR PROJETOS É COMO ELABORAR UMA RECEITA DE UM BOLO; tENDO EM VISTA A NECESSIDADE PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DIRECIONADO ATRAVÉS DA ESCRITA PROPRIAMENTE DITA. A grande importância é mostrar ou compartilhar com os demais à sua volta.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Formação Continuada – UCA
    Encontro Presencial em 14/09/2012


    Esse encontro foi bem interessante, pois tivemos a oportunidade de observar as atividades desenvolvidas no decorrer de 2011.Onde foi analisado os pontos positivos e negativos, nesse momento realisou-se também sugestões para as novas atividades da II etapa da formação UCA. Interpretamos coletivamente o texto: Pedagogia de projetos, fundamentos e implicações. Entende-se que a necessidade de elaborar um projeto, é quando detecta situaçaões problema onde são apresentadas ações para atingir metas e objetivos, com a finalidade de reverte-las .

    ResponderExcluir
  5. No dia 14/09/12, realizou-se mais um encontro de formação UCA.Em primeiro momento aconteceu uma observação das atividade executadas.Em seguida refletimos sobre o texto leitura do texto: Pedagogia de Projeto: fundamentos e implicações.Apresentamos também propostas e datas para a realização de novos encontros.Ao socializar o texto sobre projetos ,foi possível perceber que um projeto surge a partir do diagnóstico de uma situação problema ,onde o mesmo tem como objetivo solucionar o problema diagnosticado.

    ResponderExcluir
  6. O projeto é uma ferramenta que desenvolve ações o que torna o PPP da escola uma maneira de repensar o que é necessário tornar real as práticas pedagógicas da mesma. Não existe um modelo pronto e acabado, é importante que o professor esteja aberto a novas formas de repassar o conhecimento,para tornar essa ação uma realização concreta, onde propicia o aluno lenvantar suas dúvidas, pesquisas e construção do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. O projeto é uma sistemática de integração entre todos os educadores que desenvolvem ações para a facilitação de ensino e aprendizagem das matéria e atividades docentes, dentro da realidade dos alunos da nossa Unidade Escolar.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do encontro que falou dos pontos que foram vistos, tambem da nova etapa que da oportunidade de conhecer a realidade e sempre buscando desafios para a aprendizagem de ambas as partes.Sempre estamos aprendendo mais com projetos.

    ResponderExcluir
  9. Hoje tive mais uma oportunidade de participar do encontro de formação do UCA .No mesmo foi realizada uma retrospectiva da formação realizada no 1º semestre,aconteceu também a socialização do relatório,divulgação de gáfico da utilização dos laptops pelos professores..Realizamos leitura sobre :Pedagogia de Projetos.Um texto rico e atrativo que promoveu muito conhecimento a todos participantes. Entendi também sobre a importância de trabalhar com projetos, ele faz com que todos participem porque ele depende da união de todos para alcançar os objetivos esperados. 14 de setembro de 2012

    ResponderExcluir
  10. O projeto é uma forma de detectar problemas, onde se desenvolve ações para facilitar o ensino aprendizagem do alunado assim como todo corpo docente, dentro da realidade da unidade escolar.

    ResponderExcluir
  11. Este trabalho por projeto é muito inovador, ele requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem , na postura do professor.
    A aula de uma opção puramente metodológica, mas com uma maneira de repensar a função da escola.

    ResponderExcluir
  12. Vejo o trabalho com a pedagogia de projeto como mais uma metodologia que vem a auxiliar no processo ensino aprendizagem instigando o aluno as estar buscando cada vez mais respostas para tais problemáticas enriquecendo e muito seu conhecimento.

    Dai a importância do professor estar cada vez mais antenado com os processos de mudanças ocorridos na maneira de educar buscando cada vez mais conhecimentos a respeito da tal temática, ou seja, a Pedagogia de Projetos.

    ResponderExcluir
  13. A aula de hoje foi imensamente rica, pois, o trabalho desenvolvido em grupo tem um aproveitamento mais rico de ideias. Dayane Gonçalves

    ResponderExcluir