O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Luzia Tavares é um referencial que consta todo o fazer da escola, nas dimensões pedagógicas e administrativas. E um plano de trabalho que parte de diagnostico das reais necessidades da escola, a filosofia, os valores, a visão de futuro, a identificação da escola, etc..
O presente documento é o Projeto
Político Pedagógico – instrumento de orientação para toda a equipe escolar como
meio de desenvolvimento de ações e dentro das quatro dimensões (pedagógica,
administrativa, jurídica e financeira) que visam um ensino e aprendizagem de
qualidade e que conte com a participação de todos os membros da Unidade
Escolar.
O Projeto Político Pedagógico ora apresentado tem como
objetivo definir valores, incluir decisões claras e elaborar estratégias que
venham dar suporte a uma educação de qualidade a médio e em longo prazo, tendo
como foco o desenvolvimento acadêmico e social do aluno.
A instituição escolar é um local onde o
educando tem a oportunidade de desenvolver suas potencialidades acadêmicas e
participar do meio em que vive de forma plena criativa e participativa.
Dentro do contexto é
necessário criar condições de trabalho
com qualidade onde o ensino aprendizagem seja desenvolvido de forma
séria e responsável otimizando os resultados. Assim visando dar ênfase ao
desenvolvimento de praticas pedagógico, realizado em conjunto com a parceria de
funcionários, pais e comunidade local fortalecendo o desenvolvimento de uma
educação eficaz que contribua de forma satisfatória na formação do educando.
Esse trabalho será
executado no decorrer do ano de 2011 e 2012.
A quem pertence
e se destina?
Este projeto e destinado a comunidade interna e externa da Escola
Municipal Professora Luzia Tavares.
Processo de
construção?
O documento foi
construído a partir do diagnostico realizado dentro da escola através dos dados
obtidos pelas provas diagnosticas, avaliações bimestrais e Ideb.
Um dos momentos de elaboração foi necessário realizar a avaliação das
dimensões do Prêmio Nacional de Gestão Escolar, para poder perceber onde
existem os pontos fracos na escola que precisam ser reforçados com ações de
melhoria.
Então observando a necessidades de
mudanças para melhoria da aprendizagem foi construído este projeto com ações
focadas no crescimento e desenvolvimento do educando.
As ações que estão inseridas no projeto foram elaboradas com a
participação dos membros envolvidos diretamente no processo do ensino e da
aprendizagem, observando os principais pontos a serem melhorados e socializando
no todo as dificuldades encontradas visando possíveis soluções para os
problemas que dificulta obter resultados qualitativos dentro da educação.
OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
Garantir ao educando situações de
construção do conhecimento promovendo o seu crescimento pessoal, social de
forma consciente, solidária, responsável, participativa e crítica, visando a
sua integração e atuação no meio social.
Objetivos
específicos
·Formar cidadãos participativos,
responsáveis, compromissados, críticos e criativos;
·Propiciar a vivência democrática para
participação de todos os membros da comunidade e o exercício da cidadania;
·Instaurar formas de organização de
trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações
competitivas mais injustas;
·Fortalecer a escola como espaço
público, lugar de debates, do diálogo fundado na reflexão coletiva, buscando a
cooperação UE e
Líderes
comunitários no trabalho educativo, bem como dos pais na escola;
·Estimular inovações e coordenar as
ações pedagógicas planejadas organizadas pela própria escola;
·Propiciar aos professores situações
que lhes permitam a prática pedagógica coerente entre o pensar e o fazer;
·Evitar todas as maneiras possíveis à
repetência e a evasão escolar, garantindo um desempenho satisfatório;
·Investir na melhoria da qualidade do
ensino;
·Oferecer ao educando oportunidades de
desenvolvimento em todos os aspectos;
·Incentivar a qualificação de
professores e demais funcionários;
·Ampliar e renovar os materiais e
equipamentos didáticos;
·Desenvolver a avaliação institucional
na escola;
·Criar e programar um sistema contínuo
de acompanhamento de avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
·Criar alternativas de estudo de
reforço aos alunos com baixo rendimento escolar;
METAS
§Proporcionar ao educando a iniciativa
de hábitos de leitura e escrita;
§Promover a conscientização dos valores
morais, físicos e sociais na relação dos educandos;
§Valorizar e respeitar o ambiente
escolar e todos os membros inseridos nele;
§Aquisição de materiais didáticos,
pedagógicos, de acordo com as necessidades apresentadas;
§Criar alternativas para participação
assídua dos pais na escola;
§Despertar o interesse na preservação e
interação do meio em que vive;
Objetivos Estratégicos
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
Diminuir a evasão e repetência;
Modernizar
a gestão participativa da escola;
Promover
a conscientização dos valores morais, físicos e sociais;
Adquirir
materiais didáticos, pedagógicos, de acordo com as necessidades apresentadas.
Estratégia
para a realização do atendimento educacional especializado na sala de recursos
multifuncionais
- Elaborar,
executar e avaliar o Plano de AEE do aluno;
- Programar,
acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos
pedagógicos e de acessibilidade no AEE,
na sala de aula comum e nos demais ambientes
da escola;
- Produzir
materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades
educacionais específicas dos alunos e
os desafios que estes vivenciam no ensino comum;
- Estabelecer
a articulação com os professores da sala de aula comum e com demais
profissionais da escola;
- Orientar
os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de
acessibilidade utilizados pelo aluno de
forma a ampliar suas habilidades;
- Desenvolver
atividades próprias do AEE de acordo com as necessidades específicas dos
alunos.
Os alunos público alvo da educação
especial devem frequentar o AEE no contra turno
da sala de aula regular de forma
complementar ou suplementar.
Estratégias
de acompanhamento do programa UCA (Um Computador por Aluno)
·
Apoiar
professores na realização de trabalhos, pesquisas e elaboração de aulas
envolvendo as tecnologias da informação e comunicação;
·
Promover
a formação continuada de professores em tecnologias digitais;
·
Orientar
e acompanhar o planejamento das aulas com o uso das tecnologias;
·
Estimular
o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola;
·
Subsidiar
na elaboração e execução de projetos desenvolvidos na escola com o uso dos
recursos tecnológicos;
·
Realizar
oficinas na escola com os pais e comunidade para o uso dos aplicativos do
laptop;
·
Divulgar
os resultados do trabalho do professor com o uso das tecnologias.
Estratégias
metodológicas do Programa Mais Educação
As
ações do Programa Mais Educação acontecerão no contraturno do ensino regular,
seguindo cronograma elaborado pela direção da escola e a professora da Rede
Municipal destinada a esta função.
A escola atenderá 114 alunos,
compreendidos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em oficinas
que contemplam os Macro-campos: Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer,
Inclusão digital.
Dentro do macro-campo Acompanhamento
Pedagógico serão ampliadas as oportunidades de aprendizado dos educandos em
Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua
Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e escrita, a compreensão e
produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações
comunicativas, tanto na modalidade escrita como oral.
No ensino de Matemática será
oportunizado o aprendizado dos processos básicos da construção do pensamento
lógico-matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos
matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa,
contemplando a interdisciplina com outros campos do saber escolar.
No Macro-campo Esporte e Lazer,
a escola optou pela prática do Futsal, que busca o desenvolvimento integral do
estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação
de limites pessoais e coletivos. A modalidade de Tênis de mesa trabalha com
diversas capacidades físicas, auxiliando na sociabilização de seus praticantes
e com os aspectos cognitivos dos mesmos, tem como finalidade o desenvolvimento
humano, desenvolvimento motor, desenvolvimento técnico, aprendizagem motora e
treinamento desportivo.
No Macro-campo Inclusão digital
será promovido a inclusão de alunos menos favorecidos utilizando as tecnologias
da informação como instrumentos de construção e exercício de cidadania, além de
oferecer adequada capacitação em tecnologias de tratamento da informação aos
mesmos.
Cada turma terá de 28 a 29 alunos
sob a orientação de um monitor.
Para cada oficina foi adquirido um kit de material
específico, determinado pelo programa para a realização das atividades.
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