Blog da Formação UCA Tocantins

Blog da Formação UCA Tocantins - Espaço de relato e troca de experiencias dos professores participantes da formação - segundo semestre de 2012.

P.P.P

          O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Luzia Tavares é um referencial que consta todo o fazer da escola, nas dimensões pedagógicas e administrativas. E um plano de trabalho que parte de diagnostico das reais necessidades da escola, a filosofia, os valores, a visão de futuro, a identificação da escola, etc..



       O presente documento é o Projeto Político Pedagógico – instrumento de orientação para toda a equipe escolar como meio de desenvolvimento de ações e dentro das quatro dimensões (pedagógica, administrativa, jurídica e financeira) que visam um ensino e aprendizagem de qualidade e que conte com a participação de todos os membros da Unidade Escolar.
O Projeto Político Pedagógico ora apresentado tem como objetivo definir valores, incluir decisões claras e elaborar estratégias que venham dar suporte a uma educação de qualidade a médio e em longo prazo, tendo como foco o desenvolvimento acadêmico e social do aluno.
 A instituição escolar é um local onde o educando tem a oportunidade de desenvolver suas potencialidades acadêmicas e participar do meio em que vive de forma plena criativa e participativa.
Dentro do contexto é necessário criar condições de trabalho  com qualidade onde o ensino aprendizagem seja desenvolvido de forma séria e responsável otimizando os resultados. Assim visando dar ênfase ao desenvolvimento de praticas pedagógico, realizado em conjunto com a parceria de funcionários, pais e comunidade local fortalecendo o desenvolvimento de uma educação eficaz que contribua de forma satisfatória na formação do educando.
Esse trabalho será executado no decorrer do ano de 2011 e 2012.

A quem pertence e se destina?
Este projeto e destinado a comunidade interna e externa da Escola Municipal Professora Luzia Tavares.

Processo de construção?
            O documento foi construído a partir do diagnostico realizado dentro da escola através dos dados obtidos pelas provas diagnosticas, avaliações bimestrais e Ideb.
Um dos momentos de elaboração foi necessário realizar a avaliação das dimensões do Prêmio Nacional de Gestão Escolar, para poder perceber onde existem os pontos fracos na escola que precisam ser reforçados com ações de melhoria.
 Então observando a necessidades de mudanças para melhoria da aprendizagem foi construído este projeto com ações focadas no crescimento e desenvolvimento do educando.
 As ações que estão inseridas no projeto foram elaboradas com a participação dos membros envolvidos diretamente no processo do ensino e da aprendizagem, observando os principais pontos a serem melhorados e socializando no todo as dificuldades encontradas visando possíveis soluções para os problemas que dificulta obter resultados qualitativos dentro da educação. 

OBJETIVO GERAL DA ESCOLA

Garantir ao educando situações de construção do conhecimento promovendo o seu crescimento pessoal, social de forma consciente, solidária, responsável, participativa e crítica, visando a sua integração e atuação no meio social.

Objetivos específicos

·Formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos;
·Propiciar a vivência democrática para participação de todos os membros da comunidade e o exercício da cidadania;
·Instaurar formas de organização de trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas mais injustas;
·Fortalecer a escola como espaço público, lugar de debates, do diálogo fundado na reflexão coletiva, buscando a cooperação UE e
 Líderes comunitários no trabalho educativo, bem como dos pais na escola;
·Estimular inovações e coordenar as ações pedagógicas planejadas organizadas pela própria escola;
·Propiciar aos professores situações que lhes permitam a prática pedagógica coerente entre o pensar e o fazer;
·Evitar todas as maneiras possíveis à repetência e a evasão escolar, garantindo um desempenho satisfatório;
·Investir na melhoria da qualidade do ensino;
·Oferecer ao educando oportunidades de desenvolvimento em todos os aspectos;
·Incentivar a qualificação de professores e demais funcionários;
·Ampliar e renovar os materiais e equipamentos didáticos;
·Desenvolver a avaliação institucional na escola;
·Criar e programar um sistema contínuo de acompanhamento de avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
·Criar alternativas de estudo de reforço aos alunos com baixo rendimento escolar;

METAS
§Proporcionar ao educando a iniciativa de hábitos de leitura e escrita;
§Promover a conscientização dos valores morais, físicos e sociais na relação dos educandos;
§Valorizar e respeitar o ambiente escolar e todos os membros inseridos nele;
§Aquisição de materiais didáticos, pedagógicos, de acordo com as necessidades apresentadas;
§Criar alternativas para participação assídua dos pais na escola;
§Despertar o interesse na preservação e interação do meio em que vive;

Objetivos Estratégicos

 Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
 Diminuir a evasão e repetência;
 Modernizar a gestão participativa da escola;
Promover a conscientização dos valores morais, físicos e sociais;
Adquirir materiais didáticos, pedagógicos, de acordo com as necessidades apresentadas.

Estratégia para a realização do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais

- Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do aluno;
- Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos
pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes
da escola;
- Produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades
educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum;
- Estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum e com demais
profissionais da escola;
- Orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de
acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades;
- Desenvolver atividades próprias do AEE de acordo com as necessidades específicas dos
alunos.
Os alunos público alvo da educação especial devem frequentar o AEE no contra turno
da sala de aula regular de forma complementar ou suplementar.

Estratégias de acompanhamento do programa UCA (Um Computador por Aluno)
·         Apoiar professores na realização de trabalhos, pesquisas e elaboração de aulas envolvendo as tecnologias da informação e comunicação;
·         Promover a formação continuada de professores em tecnologias digitais;
·         Orientar e acompanhar o planejamento das aulas com o uso das tecnologias;
·         Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola;
·         Subsidiar na elaboração e execução de projetos desenvolvidos na escola com o uso dos recursos tecnológicos;
·         Realizar oficinas na escola com os pais e comunidade para o uso dos aplicativos do laptop;
·         Divulgar os resultados do trabalho do professor com o uso das tecnologias.
 

Estratégias metodológicas do Programa Mais Educação

As ações do Programa Mais Educação acontecerão no contraturno do ensino regular, seguindo cronograma elaborado pela direção da escola e a professora da Rede Municipal destinada a esta função.
         A escola atenderá 114 alunos, compreendidos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em oficinas que contemplam os Macro-campos: Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Inclusão digital.
        Dentro do macro-campo Acompanhamento Pedagógico serão ampliadas as oportunidades de aprendizado dos educandos em Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e escrita, a compreensão e produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita como oral.


              No ensino de Matemática será oportunizado o aprendizado dos processos básicos da construção do pensamento lógico-matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa, contemplando a interdisciplina com outros campos do saber escolar.
               No Macro-campo Esporte e Lazer, a escola optou pela prática do Futsal, que busca o desenvolvimento integral do estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos. A modalidade de Tênis de mesa trabalha com diversas capacidades físicas, auxiliando na sociabilização de seus praticantes e com os aspectos cognitivos dos mesmos, tem como finalidade o desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, desenvolvimento técnico, aprendizagem motora e treinamento desportivo.
              No Macro-campo Inclusão digital será promovido a inclusão de alunos menos favorecidos utilizando as tecnologias da informação como instrumentos de construção e exercício de cidadania, além de oferecer adequada capacitação em tecnologias de tratamento da informação aos mesmos.
             Cada turma terá de 28 a 29 alunos sob a orientação de um monitor.
            Para cada oficina foi adquirido um kit de material específico, determinado pelo programa para a realização  das atividades.

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