Blog da Formação UCA Tocantins

Blog da Formação UCA Tocantins - Espaço de relato e troca de experiencias dos professores participantes da formação - segundo semestre de 2012.

UCA 2012 - relato de projetos


Projeto desenvolvido e em desenvolvimento em 2012



Nome do projeto
Professor
Disciplina
Ações
Tecnologias
Lixo nosso de cada dia
Leidiane
Ciencias e Geografia
Palestras
Pesquisas


Data Show
Laptop
Educação e valores
Elza e Leidiane

Palestras
Roda de leitura
Trabalho com fantoches
Pesquisa

Laptop
Data show
DVD
Cultura Afro Indígena Brasileira
Solene Leidiane
Valdenir
Elzeni
Daiane

Lingua Porquguesa
História
Geografia
Arte
Palestra
Pesquisas
Produção de texto
Produção de mascaras
Dança
Cineminha
Notebook
Datashow
CD
DVD
TV
Laptop uca


Semana da alimentação.





Real escolar






Datas comemorativas






Aula de reforço








O LIXO NOSSO DE CADA DIA

1. Identificação
Escola Municipal Professora Luzia Tavares

Professora: Leidiane Ribeiro Pinto Lopes
Coordenadora: Floraci
Turma envolvida: 4º ano                                  Período: vespertino
Disciplina: Ciências
Cidade: Paraíso do Tocantins – TO                  Realização: Junho/2012

2.Tema
Preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem.

3. Justificativa
A proposta aqui apresentada é a conscientização dos alunos para a preservação do meio ambiente, iniciando com ações simples e dentro de suas casas.
Tal proposta teve como eixo o ensino do conteúdo curricular por meio de uso dos recursos tecnológicos existentes na Sala de Tecnologia da escola. O que justifica a realização desse trabalho é a necessidade de discutir com o aluno o porquê de o tema degradação do meio ambiente ocupar atenção na sociedade atual e ao mesmo tempo mostrar-lhe que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na Terra. Para ampliar os resultados do processo de aprendizagem, propusemos integrar tecnologia ao ensino, visto que o aluno geralmente apresenta relativo interesse na utilização de aplicativos e ferramentas tecnológicas, como, celular, computador e câmera digital em seu cotidiano. Somando-se a isso, a escola também se engaja com os processo na busca de soluções para preservar o ambiente quando desenvolve um dos temas transversais de modo a facilitar a compreensão da sua realidade local. Como resultado, busca desenvolver no aluno a visão crítica que o faça protagonista de sua aprendizagem e ativo nas tomadas de decisões por um estilo de vida sustentável.

4. Objetivos
1.      Conhecer, (observar e analisar de modo crítico), a realidade do tratamento do lixo do Município;
2.      Refletir sobre os problemas ambientais de sua cidade e as transformarem em conscientização - atitudes positivas a favor do Meio Ambiente;
3.      Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns,
4.      Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem;
5.      Produzir slides no PowerPoint com as informações colhidas e as fotografias tiradas na apresentação das pesquisas;
6.      Produzir caixas de coletas seletivas para a conscientização à preservação do meio ambiente;
7.      Construir slides sobre as ações realizadas no Projeto, utilizando os recursos da tecnologia como uso dos lap tops em sala.


5. Disciplinas envolvidas
Ciências e Geografia.

6. Metodologia/Procedimentos
Houve vários procedimentos para as aulas. Como se trata de um recorte do projeto, delimitamos as ações mais voltadas às etapas desenvolvidas na escola.
Assistir aos documentários: Os caminhos do lixo;
Trabalho de pesquisa: visita ao laboratório de informática da escola para a pesquisa sobre a coleta seletiva.
Apresentação em grupos, sendo que cada grupo expôs sobre uma determinada seleção de coleta.

7. Recursos utilizados (tecnológicos)
Computador; (PowerPoint, Word, Windows , Internet [sites de pesquisas]); Máquina fotográfica, Aparelho de DVD; projetor de multimídias, Caixa de som.

8. Registro do processo
Registro escrito por meio do Plano de Ação; registro por meio de fotografias e a produções dos alunos, como slides, cartazes e apresentação.

9. Avaliação e resultados esperados
Não foram atribuídas notas aos trabalhos.
Seriam considerados atingidos os objetivos se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente às questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no projeto através de auto-avaliação e o registro do acompanhamento das demais atividades desenvolvidas no projeto.

10. Divulgação/Socialização do plano
O trabalho realizado pelos alunos, já está socializado por meio do blog: http://leidianelopes1.blogspot.com/.

11. Relatório final
RELATO:

Uma das principais dificuldades encontradas foi à realidade do nosso município que ainda não possui a coleta seletiva, para servir de exemplo aos alunos, originando assim a não separação adequada do lixo pela população, que mistura garrafas pet, com restos de comida etc.

Divulgação dos resultados: O projeto foi publicado no blog da sala, bem como as fotos das apresentações feitas pelos alunos. Foram feitos murais com cartolinas produzidos pelos alunos, foram apresentados à comunidade escolar os slides produzidos. Todo  trabalho realizado no decorrer do projeto foi postado no blog da professora da turma.

2 comentários:

  1. O trabalho com projetos é uma forma de auxiliar o professor na realização de seu trabalho, sendo necessário o conhecimento das ações do PPP e isso leva o orientador a organizar cuidadosamente as metodologias usadas para obter sucesso nas atividades desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  2. No encontro de hoje os professores elaborarão e socializarão suas propostas de trabalho com projeto, tendo como temática o trabalho infantil sendo apresentadas varias sugestões de trabalhos as quais poderão ser utilizados as Tecnologias de Informação.

    Vejo esse encontro de grande valia, onde observamos que quando trabalhamos em equipe os resultados são alcançados com mais facilidades e objetividade colhendo os objetivos propostos.

    ResponderExcluir