Projeto desenvolvido e em desenvolvimento em 2012
Nome do projeto
|
Professor
|
Disciplina
|
Ações
|
Tecnologias
|
Lixo nosso de cada dia
|
Leidiane
|
Ciencias e Geografia
|
Palestras
Pesquisas
|
Data Show
Laptop
|
Educação e valores
|
Elza e Leidiane
|
Palestras
Roda de leitura
Trabalho com fantoches
Pesquisa
|
Laptop
Data show
DVD
|
|
Cultura Afro Indígena
Brasileira
|
Solene Leidiane
Valdenir
Elzeni
Daiane
|
Lingua Porquguesa
História
Geografia
Arte
|
Palestra
Pesquisas
Produção de texto
Produção de mascaras
Dança
Cineminha
|
Notebook
Datashow
CD
DVD
TV
Laptop
uca
|
Semana da alimentação.
|
||||
Real escolar
|
||||
Datas comemorativas
|
||||
Aula de reforço
|
O LIXO NOSSO DE CADA DIA
1. Identificação
Escola Municipal Professora Luzia Tavares
Professora: Leidiane Ribeiro Pinto Lopes
Coordenadora: Floraci
Turma envolvida: 4º ano
Período: vespertino
Disciplina: Ciências
Cidade: Paraíso do Tocantins – TO Realização: Junho/2012
|
2.Tema
Preservação
do meio ambiente e a importância da reciclagem.
|
3. Justificativa
A proposta aqui apresentada é a conscientização
dos alunos para a preservação do meio ambiente, iniciando com ações simples e
dentro de suas casas.
Tal proposta teve como eixo o ensino do conteúdo
curricular por meio de uso dos recursos tecnológicos existentes na Sala de
Tecnologia da escola. O que justifica a realização desse trabalho é a
necessidade de discutir com o aluno o porquê de o tema degradação do meio
ambiente ocupar atenção na sociedade atual e ao mesmo tempo mostrar-lhe que o
equilíbrio da natureza é essencial para a vida na Terra. Para ampliar os
resultados do processo de aprendizagem, propusemos integrar tecnologia ao
ensino, visto que o aluno geralmente apresenta relativo interesse na
utilização de aplicativos e ferramentas tecnológicas, como, celular,
computador e câmera digital em seu cotidiano. Somando-se a isso, a escola
também se engaja com os processo na busca de soluções para preservar o
ambiente quando desenvolve um dos temas transversais de modo a facilitar a
compreensão da sua realidade local. Como resultado, busca desenvolver no
aluno a visão crítica que o faça protagonista de sua aprendizagem e ativo nas
tomadas de decisões por um estilo de vida sustentável.
|
4. Objetivos
1. Conhecer, (observar e analisar
de modo crítico), a realidade do tratamento do lixo do Município;
2. Refletir sobre os problemas
ambientais de sua cidade e as transformarem em conscientização - atitudes
positivas a favor do Meio Ambiente;
3. Conscientizar o aluno para a
necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na
reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em
espaços comuns,
4. Perceber que o lixo pode ser
uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem;
5. Produzir slides no PowerPoint com as informações colhidas
e as fotografias tiradas na apresentação das pesquisas;
6. Produzir caixas de coletas
seletivas para a conscientização à preservação do meio ambiente;
7. Construir slides sobre as ações
realizadas no Projeto, utilizando os recursos da tecnologia como uso dos lap
tops em sala.
|
5. Disciplinas envolvidas
Ciências
e Geografia.
|
6. Metodologia/Procedimentos
Houve
vários procedimentos para as aulas. Como se trata de um recorte do projeto,
delimitamos as ações mais voltadas às etapas desenvolvidas na escola.
Assistir
aos documentários: Os caminhos do lixo;
Trabalho
de pesquisa: visita ao laboratório de informática da escola para a pesquisa
sobre a coleta seletiva.
Apresentação em grupos, sendo que cada grupo
expôs sobre uma determinada seleção de coleta.
|
7. Recursos utilizados
(tecnológicos)
Computador; (PowerPoint, Word,
Windows , Internet [sites de pesquisas]); Máquina fotográfica, Aparelho de
DVD; projetor de multimídias, Caixa de som.
|
8. Registro do processo
Registro escrito por meio do Plano de Ação; registro
por meio de fotografias e a produções dos alunos, como slides, cartazes e apresentação.
|
9. Avaliação e resultados esperados
Não foram atribuídas notas aos trabalhos.
Seriam considerados atingidos os objetivos se os
alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente às
questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas
abordados no projeto através de auto-avaliação e o registro do acompanhamento
das demais atividades desenvolvidas no projeto.
|
10. Divulgação/Socialização do plano
O trabalho realizado pelos alunos, já está
socializado por meio do blog: http://leidianelopes1.blogspot.com/.
|
11. Relatório final
RELATO:
Uma das principais
dificuldades encontradas foi à realidade do nosso município que ainda não
possui a coleta seletiva, para servir de exemplo aos alunos, originando assim
a não separação adequada do lixo pela população, que mistura garrafas pet,
com restos de comida etc.
Divulgação dos resultados: O projeto foi publicado no blog
da sala, bem como as fotos das apresentações feitas pelos alunos. Foram
feitos murais com cartolinas produzidos pelos alunos, foram apresentados à
comunidade escolar os slides produzidos. Todo trabalho realizado no
decorrer do projeto foi postado no blog da professora da turma.
|
O trabalho com projetos é uma forma de auxiliar o professor na realização de seu trabalho, sendo necessário o conhecimento das ações do PPP e isso leva o orientador a organizar cuidadosamente as metodologias usadas para obter sucesso nas atividades desenvolvidas.
ResponderExcluirNo encontro de hoje os professores elaborarão e socializarão suas propostas de trabalho com projeto, tendo como temática o trabalho infantil sendo apresentadas varias sugestões de trabalhos as quais poderão ser utilizados as Tecnologias de Informação.
ResponderExcluirVejo esse encontro de grande valia, onde observamos que quando trabalhamos em equipe os resultados são alcançados com mais facilidades e objetividade colhendo os objetivos propostos.