ETAPA II – DESVELANDO O CURRICULO – Elaboração de Projetos - Modulo 3 e Modulo 4
PROPOSTA DE OFICINAS
·
Pesquisar,
discutir e identificar os diferentes conceitos de currículo e projeto nas
práticas das escolas apresentadas;
·
Pesquisar,
discutir e identificar as diferentes metodologias para o uso pedagógico das
TDIC, inseridas no curriculo e projetos;
·
Elaborar um
projeto pedagógico que faça uso das TDIC, inseridas no currículo.
OFICINA 1 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DATA
|
ATIVIDADE
|
METODOLOGIA
|
ATIVIDADES PRÁTICAS
|
|
14/09/2012
|
OFICINA presencial – elaboração
de projetos
|
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como a escola trabalha com
projetos?
E o professor?
E o aluno?
Quais implicações existem
no desenvolvimento do trabalho
com projetos em sala de aula?
|
Leitura do texto:
Pedagogia de projetos,
fundamentos e implicações.
http://www.educacaoadistancia.blog.br/ebook/tve/03teccurriculoseprojetos.pdf
Trabalho de grupo: Análise em
grupo dos projetos contidos no PPP da escola;
Socialização dos projetos
existentes na escola conforme o PPP.
|
OFICINA 2 - OFICINA DESVELANDO O CURRÍCULO
DATA
|
ATIVIDADE
|
METODOLOGIA
|
ATIVIDADES PRÁTICAS
|
Duração
|
21/09/2012
|
OFICINA presencial – Desvelando
o currículo
|
PROBLEMATIZAÇÃO:
Quais as contribuições das
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no
âmbito do currículo?
|
Leitura obrigatória:
Tecnologia e currículo:
trajetórias convergentes e divergentes.
Cap. 3 – tecnologias e
curriculo p. 27-37.
Estudo em grupo:
Análise do PPP em relação ao
currículo da escola.
Socialização da concepção de
currículo contido no PPP da escola .
Atividade a distancia:
Reelaborar um projeto a ser executado com os alunos integrando as TDIC ao
currículo.
|
4 horas
|
OFICINA 3 - Metodologias
que integram tecnologias ao currículo.
DATA
|
ATIVIDADE
|
METODOLOGIA
|
ATIVIDADES PRÁTICAS
|
Duração
|
28/09/2012
|
OFICINA presencial – metodologias
que integram as TDIC ao curriculo
|
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Quais as metodologias
favorecem o uso das TDIC integradas no currículo;
- Quais as concepções
metodológicas dos professores e como são postas em prática na sala de aula?
|
Leitura obrigatória:
Cada grupo trabalhará com uma
metodologia, após esse momento, será realizado a apresentação dos grupos
sobre a metodologia estudada.
Atividade A distancia:
Criação de um um plano de aula
ou projeto de trabalho utilizando uma das metodologias estudas;
Excução do plajenamento com os
alunos
Registrando a experiências de integração de tecnologias nos projetos e
currículo.
|
4 horas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário