Blog da Formação UCA Tocantins

Blog da Formação UCA Tocantins - Espaço de relato e troca de experiencias dos professores participantes da formação - segundo semestre de 2012.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ETAPA II - FORMAÇÃO NA ESCOLA


ETAPA II – DESVELANDO O CURRICULO – Elaboração de Projetos - Modulo 3 e Modulo 4

PROPOSTA DE OFICINAS

·         Pesquisar, discutir e identificar os diferentes conceitos de currículo e projeto nas práticas das escolas apresentadas;
·         Pesquisar, discutir e identificar as diferentes metodologias para o uso pedagógico das TDIC, inseridas no curriculo  e projetos;
·         Elaborar um projeto pedagógico que faça uso das TDIC, inseridas no currículo.
OFICINA 1 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DATA
ATIVIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS

14/09/2012
OFICINA presencial – elaboração de projetos
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como a escola trabalha com projetos?
E o professor?
E o aluno?
Quais implicações existem
no desenvolvimento do trabalho com projetos em sala de aula?


Leitura do texto:
Pedagogia de projetos, fundamentos e implicações. http://www.educacaoadistancia.blog.br/ebook/tve/03teccurriculoseprojetos.pdf
  Trabalho de grupo: Análise em grupo dos projetos contidos no PPP da escola;
 Socialização dos projetos existentes na escola conforme o PPP.




OFICINA 2 - OFICINA DESVELANDO O CURRÍCULO
DATA
ATIVIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS
Duração
21/09/2012
OFICINA presencial – Desvelando o currículo
PROBLEMATIZAÇÃO:
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Leitura obrigatória:
 Tecnologia e currículo: trajetórias convergentes e divergentes.
Cap. 3 – tecnologias e curriculo p. 27-37.
 Estudo em grupo:
Análise do PPP em relação ao currículo da escola.
 Socialização da concepção de currículo contido no PPP da escola .
 Atividade a distancia: Reelaborar um projeto a ser executado com os alunos integrando as TDIC ao currículo.
4 horas


OFICINA 3 - Metodologias que integram tecnologias ao currículo.
DATA
ATIVIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS
Duração
28/09/2012
OFICINA presencial – metodologias que integram as TDIC ao curriculo
PROBLEMATIZAÇÃO:
 - Quais as metodologias favorecem o uso das TDIC integradas no currículo;
- Quais as concepções metodológicas dos professores e como são postas em prática na sala de aula?
Leitura obrigatória:
Cada grupo trabalhará com uma metodologia, após esse momento, será realizado a apresentação dos grupos sobre a metodologia estudada.
 Atividade A distancia:
Criação de um um plano de aula ou projeto de trabalho utilizando uma das metodologias estudas;
Excução do plajenamento com os alunos
Registrando a experiências  de integração de tecnologias nos projetos e currículo.
4 horas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário