Hoje, dia 25 de setembro, realiza-se a segunda parte da oficina de elaboração de projetos na formação UCA. Os professores criaram ações para realizarem em suas respectivas salas de aula, relacionadas ao projeto escolhido. com o tema Trabalho Infantil.
PROJETO
ELABORADO PELO GRUPO DE PROFESSORES NA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS. DIA
14 E 25/09/2012.
1. Identificação
Escola Municipal Professora Luzia Tavares
Professora: Todos
Coordenadora: Floracy, Maria Aparecida, Orientadora Luzia F. Costa
Turma envolvida: Todas as turmas do 1º ao 5º
ano Período: Matutino e vespertino
Disciplina:
Cidade: Paraíso do Tocantins – TO Realização: Setembro/outubro/2012
|
2.Tema
Criança feliz sem exploração do Trabalho
Infantil
|
3. Justificativa
Apesar de todos os trabalhos sociais realizados pelo
PETI, ainda é grande o numero de crianças que passam pela exploração do
trabalho infantil. E preciso conscientizar as crianças de seus
direitos e deveres para que possam ser multiplicadoras desse conhecimento em
seus lares. A escola como instituição formadora deve trabalhar a temática
levando o aluno e seus pais a compreensão de que lugar de criança é na escola.
Para tanto será trabalhado a temática em todas as turmas do jardim ao 5º ano,
de forma interdisciplinar, bem como será realizado palestras com os pais dos
alunos e comunidade.
|
4. Objetivos
__Conscientizar sobre a erradicação do trabalho
infantil;
__Conhecer os direitos e deveres das crianças;
__Identificar casos de exploração do trabalho
infantil;
__Conhecer trechos da CF88 sobre os direitos da
criança;
__Conhecer alguns trechos do ECA;
__Diferenciar responsabilidade e compromisso de
exploração do trabalho infantil;
|
5. Disciplinas envolvidas
Língua
portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte.
|
PLANO DE AÇÕES POR
SÉRIE
TURMA
|
Estratégias e recursos
|
PROFESSORES
|
2º PERÍDO - JARDIM
|
Conteúdos: Linguagem oral, linguagem visual,
musical e corporal, motora, natureza e sociedade.
Entregar uma folha em branco para os alunos pedir
para eles criarem um desenho ilustrando o que fizeram em casa no dia
anterior. Ex. olhar criança, arrumar casa, etc...
Em uma roda socializar os desenhos pedindo que
falem sobre os desenhos;
Passar um vídeo sobre Exploração do trabalho
infantil.
Ouvir a música da Mara Maravilha sobre os
direitos da criança.
|
Professora Katicilene
|
1º ANO
|
Linguagem oral e visual
_Apresentar um vídeo sobre trabalho infantil;
_Roda de conversa e socialização com os alunos
_Contar a história “Alegria de Gerson” – pedir para os
recontarem a história através de desenhos no computador.
_Fazer exposição dos desenhos.
|
Profª Mariene
|
3º ANO
|
Iniciar a aula com a música sobre direitos da
criança – Mara Maravilha
LINGUA PORTUGUESA
- Gênero Noticia – A professora pesquisa uma
notícia e elabora um cartaz sobre
com uma notícia - tema exploração do trabalho infantil.
Interpretação oral escrita da notícia; Conversa
informal sobre as diferenças entre ajudar em casa e ser explorado;
- Produção de texto – notícia sobre o trabalho
infantil. No laptop
ARTE:
Arte visual e figurativa – tema: Lazer da criança
– pedir para desenharem sobre o lazer de cada um.
História: vídeo sobre o tema
|
Profª Maria Rosilene e Profª Margarida
|
4º ANO II
|
Apresentar um cartaz feito pelo professor com
imagens de trabalho infantil;
Leitura de uma redação sobre o tema de um resumo
sobre os direitos da criança.
Pedir que os alunos ilustrem sobre o que
entenderam do texto;
Colar as gravuras no cartaz produzido em sala.
Pedir para os alunos acessarem o blog da turma
assistirem ao vídeo e deixarem um comentário sobre o mesmo.
Gênero
textual entrevistas –
Elaborar
coletivamente as questões da entrevista.
Pedir para os
alunos entrevistarem um colega (tema trabalho infantil); Utilizar Áudio do
laptop para realizar a entrevista.
Apresentar em sala os resultados da entrevista.
|
Profª Leidiane
|
4º ANO II
|
Leitura da imagem e interpretação
- Pesquisar imagem sobre o trabalho infantil, na
biblioteca e na internet
Leitura e interpretação da imagem
Elaborar um texto
- Pedir para os alunos entrevistarem os alunos da
escola com questões elaborada em sala de aula.
MATEMÁTICA
_ Tabular os dados da pesquisa juntamente com os
alunos
- Elaborar
gráficos dos resultados e expor na turma
|
Profª Dayane
|
5º ANO I
|
Pesquisa sobre o trabalho infantil na internet
Vídeo no data show – a liga – exploração do
trabalho infantil no Brasil;
Criação de perguntas e respostas sobre o assunto
no caderno de produção de textos.
Pedir para os alunos criar cartazes com gravuras
de trabalho infantil;
Realizar uma entrevista com a professora Elza
Camerão sobre o trabalho infantil – Gravar a entrevista em vídeo através da
câmera do laptop. Editar o vídeo da entrevista e assistir com a turma o vídeo
gravado observando a postura, a linguagem oral e o assunto tratado.
Geografia: Pesquisar os índices de trabalho
infantil no Brasil e Região Norte
Matemática: Criar gráficos com a porcentagem dos
índices do trabalho infantil no Brasil e Região Norte.
|
Professoras
Elzeni e Valdeni
|
5º B
|
Língua portuguesa - Gênero informativo
- Texto informativo de algum jornal – Pesquisa.
- Trabalhar o assunto – o gênero – característica
do gênero
- Os alunos produzem um texto sobre o trabalho
infantil - pode utilizar o processador
de texto
História
- Filme
sobre o trabalho infantil – data show – no laptop
- Pesquisa sobre a estatística dos estados sobre
os casos de trabalho infantil;
Matemática
- Produzir gráficos com os alunos sobre a
situação dos estados em relação ao trabalho infantil – no laptop fazer uma
tabela com os dados e criar os gráficos fazendo o tratamento da informação.
- Exposição das pesquisas, dos gráficos, das
produções.
|
Profº Solene
|
Olá pessoal o que vocês acharam deste momento de elaboração das ações do Projeto Trabalho Infantil. Deixem seus comentários sobre sua visão de projetos e os projeto que estamos elaborando.
ResponderExcluirOlá Cursistas...
ResponderExcluirGostei muito das ideias das colegas e achei o tema gerador muito importante para nossa realidade escola, acredito que será de grande valia aos nossos aluno e também a nossa contribuição.
Leidiane Lopes
Achei muito interessante pois senti que a turma esta com mais interesse, sendo que todas as duvidas estão sendo sancionadas.
ResponderExcluirgostei muitas das ideias de cada professor,e do desempenho que estamos tendo...
SOLENE ESPÍNDOLA
Foi um ótimo encontro para a elaboção do Progeto Trabalho Infantil, onde foi discutido e escolhido as ações a serem realizados junto com os professores e alunos do 2º ao 5º anos das disciplinas escolares.
ResponderExcluirAchei o tema sobre o trabalho infantil otimo para o conhecimento dos alunos e de grande proveito para a aprendizagem.
ResponderExcluirFatima
Achei ótimo participar desse encontro onde todos os professores participaram com suas idéias, sobre o Trabalho Infantil no Brasil e como poder trabalhar para sanar tão problema.
ExcluirVanda
Achei ótimo participar desse encontro onde todos os professores participaram com suas idéias, sobre o Trabalho Infantil no Brasil e como poder trabalhar para sanar tão problema.
ExcluirVanda
Elaborar projeto e executar, foi explanado com maior clareza. Em grupo ouve uma participação de todos e o tema abordado abriu varias janelas no campo da pesquisa, para uma maior participação dos alunos diante da ferramenta para uma melhoria na sua aprendizagem. Muito bom.
ResponderExcluirA forma como foi desenvolvida a formação de hoje foi maravilhosa e de grande conhecimento para todos participantes. O tema escolhido para o projeto foi otimo, a maneira como todos tiveram a oportunidade de participar e expor as suas idéias foi maravilhosa. Cada cursista teve a oportunidade de colaborar com a elaboração do projeto: O trabalho infantil.
ResponderExcluirNo dia 24/09/12 ,realizou-se mais uma oficina de formação do Programa UCA.O memento foi importante ,pois realizamos a elaboração de um projeto sobre a erradicação do trabalho infantil.Foi muito legal ,pois todos os participantes contribuiram na elaboração das ações que serão desenvolvidas em sala.
ResponderExcluirAo invés de ler 24/09/12 lê 25/09/12.
ExcluirMuito interresante esse projeto sobre o trabalho infantil, que usamos os métodos, pesquisa na internet, com o uso do leptop em sala de aula, com isso podemos incentivar ou orientar a si mesmo.
ResponderExcluirO curso têm muito argumentos que veio a concordar, com projetos inovadores e desenvolver a língquagem, egocêntrica ,que sugere várias ações que indicam como trabalhar com aprendizagem assistida.
O encontro de hoje foi maravilhoso em tratando de trabalho em grupo,absorvendo várias opniões no que disrespeito a aprendizagem.
ResponderExcluira elaboração de projetos em equipe faz com que todas as metas seja enriquecida. fazendo seguimento ao plano de aula dentro das diretrizes curriculares
ResponderExcluir...Agora abordar esse assunto em sala com tantas idéias será maravilhoso!!!
ResponderExcluirAchei interresante a escolha desse projeto sobre o trabalho infantil.Podemos incentivar e orientar os nossos discentes no processo de ensino e aprendizagem; ainda proporcionar oportunidades de construir uma visão ampla sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, e conhecer a atual situação a nível nacional.
ResponderExcluirBem pessoal, a parte do 4º ano B foi realizada essa semana, quero aqui compartilhar que foi maravilhoso, tivemos alguns contratempos mas no final nosso objetivo foi alcançado com louvor, as crianças ficaram chocadas com as imagens dos vídeos que foi projetados, devido a essa realidade ser realmente muito dura, mas entenderam que os direitos da crianças devem ser mantidos e válidos para principalmente proteção e exploração.
ResponderExcluir