Blog da Formação UCA Tocantins

Blog da Formação UCA Tocantins - Espaço de relato e troca de experiencias dos professores participantes da formação - segundo semestre de 2012.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Encontro dia 25 de Setembro


Hoje, dia 25 de setembro, realiza-se a segunda parte da oficina de elaboração de projetos na formação UCA. Os professores criaram ações para realizarem em suas respectivas salas de aula, relacionadas ao projeto escolhido. com o tema Trabalho Infantil.


PROJETO ELABORADO PELO GRUPO DE PROFESSORES NA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS. DIA 14 E 25/09/2012.
1. Identificação
Escola Municipal Professora Luzia Tavares

Professora: Todos
Coordenadora: Floracy, Maria Aparecida, Orientadora Luzia F. Costa
Turma envolvida: Todas as turmas do 1º ao 5º ano Período: Matutino e vespertino
Disciplina:
Cidade: Paraíso do Tocantins – TO                  Realização: Setembro/outubro/2012

2.Tema
 Criança feliz sem exploração do Trabalho Infantil

3. Justificativa
Apesar de todos os trabalhos sociais realizados pelo PETI, ainda é grande o numero de crianças que passam pela exploração do trabalho infantil. E preciso conscientizar as crianças de seus direitos e deveres para que possam ser multiplicadoras desse conhecimento em seus lares. A escola como instituição formadora deve trabalhar a temática levando o aluno e seus pais a compreensão de que lugar de criança é na escola. Para tanto será trabalhado a temática em todas as turmas do jardim ao 5º ano, de forma interdisciplinar, bem como será realizado palestras com os pais dos alunos e comunidade.

4. Objetivos
__Conscientizar sobre a erradicação do trabalho infantil;
__Conhecer os direitos e deveres das crianças;
__Identificar casos de exploração do trabalho infantil;
__Conhecer trechos da CF88 sobre os direitos da criança;
__Conhecer alguns trechos do ECA;
__Diferenciar responsabilidade e compromisso de exploração do trabalho infantil;




5. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte.

PLANO DE AÇÕES POR SÉRIE
TURMA
Estratégias e recursos
PROFESSORES
2º PERÍDO - JARDIM
Conteúdos: Linguagem oral, linguagem visual, musical e corporal, motora, natureza e sociedade.
Entregar uma folha em branco para os alunos pedir para eles criarem um desenho ilustrando o que fizeram em casa no dia anterior. Ex. olhar criança, arrumar casa, etc...
Em uma roda socializar os desenhos pedindo que falem sobre os desenhos;
Passar um vídeo sobre Exploração do trabalho infantil.
Ouvir a música da Mara Maravilha sobre os direitos da criança.

Professora Katicilene
1º ANO
Linguagem oral e visual
_Apresentar um vídeo sobre trabalho infantil;
_Roda de conversa e socialização com os alunos
_Contar a história  “Alegria de Gerson” – pedir para os recontarem a história através de desenhos no computador.
_Fazer exposição dos desenhos.

Profª Mariene
3º ANO
Iniciar a aula com a música sobre direitos da criança – Mara Maravilha
LINGUA PORTUGUESA
- Gênero Noticia – A professora pesquisa uma notícia e elabora um cartaz sobre com uma notícia - tema exploração do trabalho infantil.
Interpretação oral escrita da notícia; Conversa informal sobre as diferenças entre ajudar em casa e ser explorado;
- Produção de texto – notícia sobre o trabalho infantil. No laptop
ARTE:
Arte visual e figurativa – tema: Lazer da criança – pedir para desenharem sobre o lazer de cada um.
História: vídeo sobre o tema


Profª Maria Rosilene e Profª Margarida
4º ANO II
Apresentar um cartaz feito pelo professor com imagens de trabalho infantil;
Leitura de uma redação sobre o tema de um resumo sobre os direitos da criança.
Pedir que os alunos ilustrem sobre o que entenderam do texto;
Colar as gravuras no cartaz produzido em sala.
Pedir para os alunos acessarem o blog da turma assistirem ao vídeo e deixarem um comentário sobre o mesmo.
 Gênero textual entrevistas –                              
                              Elaborar coletivamente as questões da entrevista.
                              Pedir para os alunos entrevistarem um colega (tema trabalho infantil); Utilizar Áudio do laptop para realizar a entrevista.
Apresentar em sala os resultados da entrevista.

Profª Leidiane
4º ANO II
Leitura da imagem e interpretação
- Pesquisar imagem sobre o trabalho infantil, na biblioteca e na internet
Leitura e interpretação da imagem
Elaborar um texto
- Pedir para os alunos entrevistarem os alunos da escola com questões elaborada em sala de aula.
MATEMÁTICA
_ Tabular os dados da pesquisa juntamente com os alunos
 - Elaborar gráficos dos resultados e expor na turma

Profª Dayane
5º ANO I
Pesquisa sobre o trabalho infantil na internet
Vídeo no data show – a liga – exploração do trabalho infantil no Brasil;
Criação de perguntas e respostas sobre o assunto no caderno de produção de textos.
Pedir para os alunos criar cartazes com gravuras de trabalho infantil;
Realizar uma entrevista com a professora Elza Camerão sobre o trabalho infantil – Gravar a entrevista em vídeo através da câmera do laptop. Editar o vídeo da entrevista e assistir com a turma o vídeo gravado observando a postura, a linguagem oral e o assunto tratado.
Geografia: Pesquisar os índices de trabalho infantil no Brasil e Região Norte
Matemática: Criar gráficos com a porcentagem dos índices do trabalho infantil no Brasil e Região Norte.

Professoras
Elzeni e Valdeni
5º B
Língua portuguesa -  Gênero informativo
- Texto informativo de algum jornal – Pesquisa.
- Trabalhar o assunto – o gênero – característica do gênero
- Os alunos produzem um texto sobre o trabalho infantil -  pode utilizar o processador de texto

História
-  Filme sobre o trabalho infantil – data show – no laptop
- Pesquisa sobre a estatística dos estados sobre os casos de trabalho infantil;

Matemática
- Produzir gráficos com os alunos sobre a situação dos estados em relação ao trabalho infantil – no laptop fazer uma tabela com os dados e criar os gráficos fazendo o tratamento da informação.
- Exposição das pesquisas, dos gráficos, das produções.

Profº  Solene

17 comentários:

  1. Olá pessoal o que vocês acharam deste momento de elaboração das ações do Projeto Trabalho Infantil. Deixem seus comentários sobre sua visão de projetos e os projeto que estamos elaborando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cursistas...

    Gostei muito das ideias das colegas e achei o tema gerador muito importante para nossa realidade escola, acredito que será de grande valia aos nossos aluno e também a nossa contribuição.
    Leidiane Lopes

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante pois senti que a turma esta com mais interesse, sendo que todas as duvidas estão sendo sancionadas.
    gostei muitas das ideias de cada professor,e do desempenho que estamos tendo...
    SOLENE ESPÍNDOLA

    ResponderExcluir
  4. Foi um ótimo encontro para a elaboção do Progeto Trabalho Infantil, onde foi discutido e escolhido as ações a serem realizados junto com os professores e alunos do 2º ao 5º anos das disciplinas escolares.

    ResponderExcluir
  5. Achei o tema sobre o trabalho infantil otimo para o conhecimento dos alunos e de grande proveito para a aprendizagem.

    Fatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei ótimo participar desse encontro onde todos os professores participaram com suas idéias, sobre o Trabalho Infantil no Brasil e como poder trabalhar para sanar tão problema.

      Vanda

      Excluir
    2. Achei ótimo participar desse encontro onde todos os professores participaram com suas idéias, sobre o Trabalho Infantil no Brasil e como poder trabalhar para sanar tão problema.

      Vanda

      Excluir
  6. Elaborar projeto e executar, foi explanado com maior clareza. Em grupo ouve uma participação de todos e o tema abordado abriu varias janelas no campo da pesquisa, para uma maior participação dos alunos diante da ferramenta para uma melhoria na sua aprendizagem. Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. A forma como foi desenvolvida a formação de hoje foi maravilhosa e de grande conhecimento para todos participantes. O tema escolhido para o projeto foi otimo, a maneira como todos tiveram a oportunidade de participar e expor as suas idéias foi maravilhosa. Cada cursista teve a oportunidade de colaborar com a elaboração do projeto: O trabalho infantil.

    ResponderExcluir
  8. No dia 24/09/12 ,realizou-se mais uma oficina de formação do Programa UCA.O memento foi importante ,pois realizamos a elaboração de um projeto sobre a erradicação do trabalho infantil.Foi muito legal ,pois todos os participantes contribuiram na elaboração das ações que serão desenvolvidas em sala.

    ResponderExcluir
  9. Muito interresante esse projeto sobre o trabalho infantil, que usamos os métodos, pesquisa na internet, com o uso do leptop em sala de aula, com isso podemos incentivar ou orientar a si mesmo.
    O curso têm muito argumentos que veio a concordar, com projetos inovadores e desenvolver a língquagem, egocêntrica ,que sugere várias ações que indicam como trabalhar com aprendizagem assistida.

    ResponderExcluir
  10. O encontro de hoje foi maravilhoso em tratando de trabalho em grupo,absorvendo várias opniões no que disrespeito a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. a elaboração de projetos em equipe faz com que todas as metas seja enriquecida. fazendo seguimento ao plano de aula dentro das diretrizes curriculares

    ResponderExcluir
  12. ...Agora abordar esse assunto em sala com tantas idéias será maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  13. Achei interresante a escolha desse projeto sobre o trabalho infantil.Podemos incentivar e orientar os nossos discentes no processo de ensino e aprendizagem; ainda proporcionar oportunidades de construir uma visão ampla sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, e conhecer a atual situação a nível nacional.

    ResponderExcluir
  14. Bem pessoal, a parte do 4º ano B foi realizada essa semana, quero aqui compartilhar que foi maravilhoso, tivemos alguns contratempos mas no final nosso objetivo foi alcançado com louvor, as crianças ficaram chocadas com as imagens dos vídeos que foi projetados, devido a essa realidade ser realmente muito dura, mas entenderam que os direitos da crianças devem ser mantidos e válidos para principalmente proteção e exploração.

    ResponderExcluir